As obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador e região metropolitana avançaram mais uma etapa com o início do descarregamento dos primeiros três mil metros de trilhos que serão utilizados no Trecho 2 do sistema, que ligará Paripe a Águas Claras.
Segundo o governo, o desembarque, iniciado na segunda-feira (29), prevê a chegada de 27,5 mil metros de trilhos até novembro, o que corresponde a 67% do total de material necessário para esse trecho.
Nesta primeira fase, estão programados três desembarques pelo Porto de Salvador, com descarga diária de duas carretas. Cada veículo transporta 42 barras de 12 metros, somando 504 metros de trilhos.
📲 Clique aqui e entre no grupo do WhatsApp do g1 Bahia
No total, 55 carretas devem abastecer o canteiro de obras. Os primeiros trilhos recebidos serão instalados entre a rotatória do Hospital do Subúrbio e Águas Claras, no fim do Trecho 2.
Segundo o engenheiro civil responsável, Renato Ribeiro dos Santos, a chegada do material é decisiva para o cumprimento do cronograma.
“A previsão é iniciar a instalação da via permanente com esses trilhos a partir de novembro. Os acessórios e placas de fixação já chegaram, o que garante as próximas etapas da obra.”
Em setembro, o Governo da Bahia assinou um contrato de financiamento de R$ 600 milhões com a Caixa Econômica Federal, para custear obras de mobilidade urbana, tendo o projeto do VLT como destaque principal.
Primeiros trens divulgados
Veja como serão os trens do VLT de Salvador
O modelo dos trens que irão compor o sistema do VLT de Salvador foi divulgado no dia 10 de setembro pelo governo da Bahia. A fábrica onde estão os veículos, em Hortolândia, no interior de São Paulo, foi visitada pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) e por 20 lideranças comunitárias do subúrbio, onde o modal será construído.
Durante a vistoria, o grupo viu o exterior e entrou em um trem que está passando por ajustes técnicos e operacionais, além de pintura e plotagem. O veículo será o primeiro a ser enviado à capital baiana, com previsão de chegada para o dia 5 de dezembro deste ano. Os primeiros testes nos trilhos serão realizados no início de 2026.
A montagem dos trens é de responsabilidade da Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles (CAF), empresa espanhola especializada na fabricação e manutenção de trens, VLTs e metrôs. As modificações atendem às exigências do projeto baiano desenvolvido pela CTB.
Governo divulga como é o trem do VLT de Salvador
Joá Souza/GOVBA
As mudanças incluem intervenções como o restabelecimento técnico-operacional, modernização e substituição de componentes desgastados, renovação da pintura, plotagem e testes de performance.
Conforme informou o governo, alguns vagões também passaram por alterações no projeto, para as necessidades de marisqueiras e pescadores do Subúrbio de Salvador. O grupo transportava os produtos nos trens que operavam na região antes de serem desativados, em 2021, e vai precisar seguir com a atividade quando o novo modal entrar em operação.
Modelo dos trens do VLT
Governo divulga como é o trem do VLT de Salvador
Joá Souza/GOVBA
O trem do VLT de Salvador é do modelo URBOS 3, que, segundo o governo da Bahia, é considerado um dos melhores do mundo devido à sua durabilidade, eficiência e conforto. O modelo foi lançado em 2008 e é fabricado pela CAF.
Ao todo, são 1,9 mil unidades espalhadas em mais de 50 países, como Espanha e Austrália. Na capital baiana, serão 40 composições, cada uma delas formada por sete vagões, com duas cabines de comando nas extremidades e 45 metros de comprimento, de ponta a ponta.
No interior, o trem elétrico tem assentos confortáveis e poltronas com acessibilidade, que comportam 400 passageiros. A velocidade é de até 70km/h.
O projeto do VLT
Com investimento de R$ 5,4 bilhões, o VLT de Salvador deve alcançar a região metropolitana (RMS). Com a extensão até o bairro do Comércio, o sistema terá 40 km de trilhos e 42 paradas. Até o momento, mais de 2 mil trabalhadores estão empregados no projeto. A obra começou há 14 meses.
🚝 No Trecho 1, que liga a Calçada à Ilha de São João, em Simões Filho, a construção já apresenta 33,79% de avanço físico.
🚝 No Trecho 2, que liga o bairro de Paripe a Águas Claras, a obra apresenta avanço físico de 19,99%.
🚝 Já no Trecho 3, que liga Águas Claras a Piatã, as obras civis registram 2,11% de avanço físico, com conclusão prevista para 2028.
O sistema contará ainda com Wi-Fi gratuito em 35 pontos, catracas automáticas, integração com o metrô por fibra óptica, além de câmeras com inteligência artificial e painéis digitais em tempo real, a fim de garantir mais modernidade e revolução no transporte público da Bahia.
LEIA MAIS:
Entenda lei que reajusta salários dos servidores da Bahia
Governador da Bahia sanciona projeto que cria novas unidades da PM em 14 cidades
Governador da Bahia sanciona leis que reajustam salários de 45 mil servidores
Governador Jerônimo Rodrigues visitou trem do VLT
Joá Souza/GOVBA
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻