Helena, Tayla e Maria Júlia já conquistaram um título paulista e um vice estadual da modalidade. Agora, elas se preparam para competir a nível nacional pela primeira vez. Atletas de Sorocaba participam de Campeonato Nacional kickboxing
As atletas Helena Yamaguchi, Tayla Pimenta e Maria Júlia Egêa ainda são jovens, mas já têm muita história para contar. As meninas de Sorocaba (SP) foram selecionadas para participar de um torneio nacional de kickboxing, que será realizado em Brasília (DF), entre os dias 18 e 22 de junho.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Helena, Tayla e Maria Júlia já conquistaram boas posições no 32º Campeonato Paulista de Kickboxing, e, agora, se preparam para competir a nível nacional pela primeira vez. Ao g1, Tayla, de 12 anos, conta que a ansiedade é grande.
“Eu estou ansiosa, mas, ao mesmo tempo, eu não posso deixar que essa sensação seja dominante em mim. Por isso, busco controlar, ouvir o professor, conversar com as meninas sobre essa grande oportunidade que nós temos em representar nossa cidade e o nosso estado no meio de tantas outras atletas”, comenta.
Atletas sorocabanas comemorando o título paulista de kickboxing
Márcio Augusto/Aquivo pessoal
“Me sinto feliz, animada e empolgada, e, ao mesmo tempo, também estou um pouco nervosa, porque é um campeonato importante e também farei uma viagem para outro estado”, acrescenta Helena, de 14 anos.
“Sei que estou treinada e que me esforcei para estar lá, então eu e as meninas vamos dar todo o nosso suor e a nossa garra para ficar no ponto mais alto do pódio”, finaliza Maria Júlia, de 10 anos.
As três vão participar da modalidade chamada Creative Forms e Musical Forms, nas quais as atletas se apresentam sozinhas, sem contato físico, em uma “luta imaginária”, que pode, ou não, ser acompanhada de música.
Maria Júlia, de 14 anos, já conquistou alguns torneios, entre eles o Campeonato Paulista de Kickboxing
Arquivo pessoal
O treinador Márcio Augusto Lopes, que acompanha as meninas, afirma que os pontos mais importantes são a execução correta dos movimentos, assim como a técnica e a flexibilidade.
“Esse torneio em Brasília é muito mais do que uma competição. É a concretização de um trabalho que começou com brincadeiras, exercícios de base e muito incentivo. Hoje, ver a Helena, a Tayla e a Maju representando Sorocaba em um campeonato nacional é motivo de muito orgulho”, afirma Márcio.
Apaixonadas pela arte marcial
Helena conta que nasceu em uma família de esportistas. O pai é maratonista e a mãe sempre esteve envolvida com atividades físicas. Por isso, desde pequena, já sabe o quanto é importante se manter ativa.
“O esporte para mim é muito importante, é com ele que eu consigo desenvolver minha concentração, meu foco, minha capacidade de entender as coisas, além, claro, de ser ótima para a minha saúde. Eu não me vejo sem praticar algum esporte”, comenta Helena.
Helena Yamaguchi é atleta de kickboxing
Arquivo pessoal
Tayla também nutre o amor pelo esporte desde pequena. Ao g1, ela contou que seu sonho é ser uma atleta reconhecida e poder passar a paixão pelo kickboxing para outras pessoas. “Esse torneio é uma oportunidade para que outras pessoas possam conhecer o esporte, e despertar a vontade de também praticarem”, afirma.
Para Maria Júlia, o kickboxing foi não só um passatempo, mas também uma forma de autoconhecimento. “Acho que representa quem eu sou e me tornei. Quando entrei, eu era completamente diferente do que sou hoje em dia. Quero continuar regando essa plantinha em minha vida”, diz.
Apoio da família e homenagem
Conciliar a rotina no esporte com a escola e a vida pessoal pode ser um desafio. No entanto, para as três atletas mirins, o apoio da família e do treinador ajuda bastante na hora de dividir o tempo.
“A escola, as tarefas, as provas e os estudos deixam as pessoas cansadas. Às vezes, sentimos um pouco de ansiedade e medo de tudo dar errado, mas nosso treinador e nossas famílias nos ajudam a superar isso”, comentam.
Treinador Márcio com as atletas de kickboxing Helena Yamaguchi, Tayla Pimenta e Maria Júlia
Arquivo pessoal
Após a conquista do Campeonato Paulista, as meninas foram homenageadas na Câmara de Sorocaba. Márcio lembra que todo o trabalho que eles fazem na academia é para que o esporte seja reconhecido e os votos de congratulações continuem para que outras pessoas conheçam o kickboxing.
“Foi um momento também de eu poder agradecer aos alunos, aos parceiros de treinos e professores que tornaram essa conquista possível, como o meu amigo Rodrigo Martins, que nos mostrou, durante os treinos, formas criativas de envolver no dia a dia. E que mais pessoas possam participar desse esporte”, diz.
“Quando ficamos sabendo que seríamos homenageadas, ficamos muito felizes. É muito bom ver que todo o esforço está dando frutos”, diz Maria Júlia.
Os sonhos são grandes e a faixa preta é um objetivo comum entre as três. E, para chegar ainda mais longe, o campeonato nacional é a oportunidade perfeita. Por isso, as atletas criaram uma rifa online para ajudar a pagar os custos da viagem até Brasília (DF).
“O kickboxing para essas meninas está além das medalhas e troféus. É uma escola de disciplina, superação e autoconhecimento. Elas se dedicam muito nos treinos, tem apoio da família, e isso é super importante para o desenvolvimento do esporte na vida delas. Espero poder estar contribuindo para o sonho e o futuro delas”, conclui Márcio.
*Colaborou sob supervisão de Júlia Martins
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM