Trump autoriza CIA a fazer operações em solo venezuelano; autoridades dizem que objetivo final é tirar Maduro do poder


O presidente Donald Trump autorizou a CIA, o serviço secreto dos Estados Unidos, a realizar operações em solo venezuelano.
O presidente americano confirmou que autorizou a missão da CIA por duas razões: porque a Venezuela esvaziou suas prisões nos Estados Unidos e porque envia drogas para o país. Segundo o jornal “The New York Times”, a agência de inteligência dos Estados Unidos agora tem permissão para conduzir operações letais – de maneira unilateral ou junto com os militares – contra Nicolás Maduro e o governo dele. Perguntado se a CIA tem autorização para eliminar Maduro, Trump não quis responder. Chamou a pergunta de ridícula.
Autoridades na Casa Branca têm dito que o objetivo final é tirar Nicolás Maduro do poder. Desde 2020, os Estados Unidos consideram Maduro chefe de um cartel e hoje oferecem uma recompensa de US$ 50 milhões pela captura dele.
Há dois meses, os Estados Unidos intensificaram a presença militar perto da Venezuela e as ações contra o país. Nesta quarta-feira (15), Trump não descartou ataques militares em solo venezuelano:
“Certamente estamos considerando ataques por terra agora”, disse.
Trump autoriza CIA a fazer operações em solo venezuelano; autoridades dizem que objetivo final é tirar Maduro do poder
Jornal Nacional/ Reprodução
Em agosto, os Estados Unidos enviaram destroyers com 4 mil soldados para o Caribe. Já são mais de 10 mil militares na região – principalmente em bases de Porto Rico. Em setembro, os americanos começaram a bombardear barcos que, segundo Trump, eram de narcotraficantes venezuelanos e levavam drogas. A Casa Branca não apresentou provas disso. Cinco desses barcos foram atingidos, matando 27 pessoas. Maduro chamou os ataques de uma agressão militar.
No início de outubro, Trump determinou que os Estados Unidos estão em guerra contra cartéis de traficantes.
LEIA TAMBÉM
Trump admite ter autorizado ações da CIA na Venezuela e diz estudar ataques terrestres contra cartéis
Trump autoriza ações secretas da CIA e ‘operações letais’ na Venezuela

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *