Donald Trump diz que mudanças climáticas são ‘uma farsa’ na ONU
Depois de Lula, foi a vez do presidente americano, Donald Trump. Durante quase uma hora, Trump fez elogios ao próprio governo, criticou os países que reconheceram a Palestina e chamou os estudos sobre mudanças climáticas de farsa.
A manhã de Donald Trump começou com um contratempo. A escada rolante da entrada principal da ONU parou de funcionar assim que ele e a primeira-dama Melania Trump subiram nela.
Minutos depois, Trump começou com uma ironia o discurso mais longo que um presidente americano já fez na ONU. Disse que o teleprompter, onde leria o discurso, não estava funcionando, e que a pessoa responsável estaria em apuros. Ao longo do discurso, mencionaria ainda o defeito na escada rolante e uma suposta má qualidade do piso da sede da ONU. Mas dedicou a maior parte do tempo a falar dos primeiros oito meses de seu mandato.
“Os Estados Unidos são abençoados com a economia mais forte, as fronteiras mais fortes, o Exército mais forte, as amizades mais fortes e o espírito mais forte de qualquer nação na face da Terra. Esta é, de fato, a Era de Ouro dos Estados Unidos”, disse ele.
Trump criticou os países que reconheceram o Estado palestino:
“Esta seria uma recompensa aos terroristas do Hamas por essas atrocidades horríveis, incluindo o 7 de outubro, mesmo enquanto se recusam a liberar os reféns ou aceitar um cessar-fogo”, disse Trump.
Donald Trump discursa na Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York
Jornal Nacional/ Reprodução
E fez críticas à ONU, desta vez afirmando que a organização financia a crise imigratória; aconselhou outros países a seguir seu exemplo e fechar as fronteiras:
“Nos Estados Unidos, rejeitamos a ideia de que um grande número de pessoas de terras estrangeiras possa viajar para o outro lado do mundo, atropelar nossas fronteiras, violar nossa soberania, causar crimes sem limites e esgotar nossa rede de segurança social”.
Em seguida, Trump chamou as mudanças climáticas de “a maior farsa do mundo”, negando décadas de pesquisas ambientais:
“Mudança climática, se esquenta ou se esfria, aconteça o que acontecer, é sempre mudança climática. É a maior farsa já perpetrada no mundo, na minha opinião”.
Donald Trump discursa na Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York
Jornal Nacional/ Reprodução
Cientistas ligados ao próprio governo de Trump e ao Congresso americano contradizem o presidente. Um relatório divulgado na semana passada por um grupo de pesquisadores concluiu que as evidências das mudanças climáticas no mundo todo são incontestáveis, assim como os prejuízos para a saúde humana.
Trump defendeu o tarifaço imposto por ele a dezenas de países e que está levando a disrupção no comércio internacional de diversos países.
“A única coisa diferente é que temos centenas de bilhões de dólares fluindo para o nosso país. Mas é assim que garantiremos que o sistema funcione para todos e seja sustentável no futuro. Também estamos usando tarifas para defender a nossa soberania e segurança m todo o mundo. Inclusive contra nações que se aproveitaram de governos anteriores dos Estados Unidos por décadas”.
LEIA TAMBÉM
Lula x Trump: as diferenças nos discursos sobre Gaza, tarifas e desigualdade
Na ONU, Lula manda recados a Trump, diz que ataque ao Judiciário do Brasil é ‘inaceitável’ e condena anistia: ‘Democracia é inegociável’
Lula cita condenação de Bolsonaro em discurso na ONU: ‘Brasil deu recado a candidatos autocratas’
Em discurso na ONU, Trump diz que teve ‘química excelente’ com Lula e afirma que os dois se reunirão na semana que vem
‘Um homem muito agradável’, ‘ele gostou de mim, eu gostei dele’ e ‘química excelente’: o que Trump falou de Lula na ONU; veja VÍDEO