Trump diz estar pronto para impor novas sanções à Rússia após ataques aéreos a Kiev


Bombeiros combatem incêndio em área residencial de Kiev após ataque aéreo russo
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse estar pronto para impor uma segunda fase de sanções à Rússia.
A fala acontece após o maior ataque aéreo do Kremlin à Ucrânia, neste domingo (7). O bombardeio com drones e mísseis deixou ao menos quatro mortos pelo país.
Um prédio do governo ucraniano em Kiev também foi atingido. O presidente Volodymyr Zelensky condenou o ataque e pediu atenção dos aliados internacionais para as ameaças russas.
“Esses assassinatos agora, quando a diplomacia real já poderia ter começado há muito tempo, são um crime deliberado e um prolongamento da guerra”, afirmou.
Donald Trump acena ao embarcar no Air Force One em Maryland, rumo a Nova York
Evelyn Hockstein/Reuters
Há cerca de três semanas, Trump e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, fizeram um encontro histórico no Alasca, nos EUA. Eles discutiram os termos para um tratado de paz entre os russos e ucranianos.
Putin chegou a falar que a reunião “abriu caminho para a paz”. Na ocasião, ele exigiu parte do território ucraniano como condição para dar um fim ao conflito. Na época, Trump fez coro ao líder russo, dizendo que a Ucrânia ainda ficaria com “muito território”.
Dias depois, Trump também recebeu Zelensky e líderes europeus em Washington. O lado ucraniano rechaçou a exigência dos territórios e pediu garantias de que a Ucrânia não volte a ser atacada após o eventual fim da guerra.
Apesar das promessas de resolução para o conflito, nenhum acordo de cessar-fogo foi assinado até o momento.
Entenda a ocupação russa na Ucrânia
Arte/g1
Com informações de Reuters, AFP e Associated Press.
Esta notícia está em atualização.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *