Túnel Rei Pelé, em Taguatinga, será interditado nas madrugadas de quarta e quinta; veja horários e rotas alternativas


Túnel Rei Pelé, em Taguatinga, no DF
Paulo H. Carvalho / Agência Brasília
Nas madrugadas de quarta (12) e quinta-feira (13), o Túnel Rei Pelé, em Taguatinga, ficará interditado para manutenção preventiva.
Durante os trabalhos, que ocorrerão em dias e sentidos alternados, o fluxo de veículos será interrompido nos trechos e horários indicados:
Quarta-feira (12), das 23h às 5h, na galeria Norte (sentido Ceilândia)
Quinta-feira (13), das 22h às 5h, na galeria Sul (sentido Brasília)
Segundo o DER-DF, a intervenção abrangerá todo o sistema de automação e ventilação do túnel e busca assegurar que os equipamentos operem dentro das especificações, prevenindo falhas e garantindo a segurança dos usuários.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias do DF em tempo real e de graça.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Durante a manutenção, o DER-DF orienta os condutores a utilizarem a ‘boulevard’ do centro de Taguatinga como principal rota alternativa para atravessar a região.
Outras rotas alternativas
Usar vias superficiais no centro de Taguatinga: Conforme documento do planejamento urbano, se o túnel ou parte da Avenida Central (que passa por baixo do túnel) estiverem interditados, os veículos podem usar a Avenida das Palmeiras, paralelo à Avenida Central, para acessar a EPTG ou outras vias.
Por exemplo: vindo de Ceilândia → entrar por uma via alternativa próxima à Samdu ou Avenida das Palmeiras → acessar EPTG ou seguir para Taguatinga.
Via Estrutural (DF‑095) (EPCL) ou outras rodovias alternativas: evitar a EPTG / túnel e seguir por outras vias expressas como a Via Estrutural (DF-095) ou rodovias paralelas que ligam Ceilândia, Taguatinga e o Plano Piloto.
Programação das manutenções
O DER-DF informa que, ao longo de 2025, foram realizadas quatro manutenções preventivas gerais no Túnel Rei Pelé: uma em março, uma em abril, uma em agosto e a próxima programada para os dias 12 e 13 de novembro.
Essas intervenções são programadas, em média, a cada três meses, com possibilidade de ações adicionais sempre que necessário, intervalo considerado ideal pela equipe técnica para a execução de serviços internos e ajustes de sistemas, sem causar prejuízos significativos ao fluxo de veículos.
A próxima manutenção preventiva está prevista para ocorrer entre fevereiro e março de 2026, e, assim como nas anteriores, as datas e horários serão divulgados com antecedência pelos canais oficiais do DER-DF.
As interdições são realizadas exclusivamente em períodos noturnos e de madrugada, para preservar o funcionamento normal do túnel nos horários de maior movimento.
Após cada etapa de manutenção, o tráfego é integralmente restabelecido e o túnel retoma sua operação normal, sem alteração de horário além do período em que os serviços estão sendo executados.
Para mais informações, consulte o site do DER-DF (aqui).
LEIA TAMBÉM:
VÍDEO: carro é engolido por cratera durante chuva no DF
SUPERLOTAÇÃO: pronto-socorro do Hospital de Taguatinga, no DF, está há um ano operando além da capacidade máxima; veja números
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *