
Município faz bloqueio vacinal e busca ativa de crianças a serem imunizadas em Uberlândia
Secretaria Municipal de Saúde/g1 Mato Grosso
A Secretaria Municipal de Saúde de Uberlândia confirmou na manhã desta sexta-feira (24) que recebeu resultado preliminar indicando dois casos positivos de sarampo em crianças menores de quatro anos, ambas do sexo feminino e residentes na cidade. Os exames foram realizados pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).
O quadro clínico das meninas atendidas na rede municipal não foi informado.
Apesar da confirmação inicial, os casos ainda são tratados como suspeitos pelo órgão estadual, que fará um novo teste para validar definitivamente a situação. As crianças foram atendidas pela rede municipal de saúde.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Triângulo no WhatsApp
Prefeitura convoca vacinação de 3,6 crianças
Diante da possibilidade de circulação do vírus e do aumento de registros da doença nas Américas e em estados brasileiros como Rondônia e Tocantins, a Prefeitura de Uberlândia anunciou ações para evitar novos casos. Entre elas:
Bloqueio vacinal direcionado aos casos suspeitos, incluindo familiares e profissionais de saúde que tiveram contato com as crianças
Busca ativa e vacinação de cerca de 3,6 mil crianças menores de quatro anos que estejam com a tríplice viral em atraso
Segundo a pasta, atualmente, Uberlândia tem cobertura de 89,41% para a 1ª dose e 82,26% para a 2ª dose da vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. A meta do Ministério da Saúde é de 95%.
A Prefeitura de Uberlândia reforçou o chamado para que pais levem seus filhos aos mais de 70 pontos de vacinação espalhados pela cidade.
Ainda segundo a Secretaria, a Vigilância Epidemiológica realiza monitoramento contínuo da circulação do vírus e ações de busca ativa, considerando o alto fluxo migratório na cidade, que é ponto de passagem entre regiões do país.
LEIA TAMBÉM:
Frutal tem confirmado o primeiro caso de sarampo em 2019
Cobertura da vacina contra sarampo chega a 88% ante meta de 95%, diz Ministério da Saúde
Entenda o sarampo
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), o sarampo é uma doença viral, infecciosa aguda, grave, transmissível, altamente contagiosa e comum na infância. Cursa inicialmente com febre, exantema (manchas avermelhadas que se distribuem de forma homogênea pelo corpo, com direção cabeça-membros), sintomas respiratórios e oculares.
No quadro clínico clássico as manifestações (além da presença de febre e exantema maculopapular) incluem tosse, rinorreia (rinite aguda), conjuntivite (olhos avermelhados), fotofobia (aversão à luz) e manchas de koplik (pequenos pontos esbranquiçados presentes na mucosa oral).
A transmissão ocorre de pessoa a pessoa por meio de secreções presentes na fala, tosse, espirros ou até mesmo respiração. Na presença de pessoas não imunizadas ou que nunca apresentaram sarampo, a doença pode manter-se em níveis endêmicos, produzindo epidemias recorrentes.
Entenda o sarampo
Arte/G1