Um mês após operação exclusiva do Jaé, usuários relatam falhas em recarga e acesso a cartões


Um mês após operação exclusiva do Jaé, usuários relatam falhas em recarga e acesso a cartões
Após um mês de uso exclusivo do Jaé no sistema de transportes públicos de gestão municipal no Rio de Janeiro, passageiros reclamam de problemas. Os relatos falam sobre recarga que não entra no sistema e cartão que não chega ao usuário, por exemplo.
Desde o dia 2 de agosto, o Jaé é aceito nos ônibus, BRTs, vans e no VLT. Nas estações de metrô, o cartão também passou a ser permitido para o embarque. O sistema conta com 3 milhões de cadastros.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias do RJ em tempo real e de graça
O estudante universitário Juan Carlos Pereira Costa tem direito ao cartão gratuidade, mas está gastando dinheiro do próprio bolso para ir às aulas todos os dias.
“Eu estava indo à secretaria da minha universidade e eles falaram que passaram os dados para o Jaé, mas todas as vezes que tento entrar no aplicativo ou no site fala que já mandaram senha para o e-mail ou SMS, mas não chega nada”, disse Juan.
Outro passageiro reclama de problemas na recarga e o constrangimento no embarque no transporte público.
“Fiz uma recarga de R$ 23,50 pelo telefone e, quando eu estava tentando passar, estava dizendo que não tinha saldo. E você fica sem saber o que fazer, vai procurar alguém para te auxiliar e nunca tem. As pessoas não têm resposta”, disse Paulo Felipe Souza.
Após ir a um posto do Jaé, ele conseguiu o reembolso do valor que não aparecia.
Atendimento em posto do Jaé. Sistema de bilhetagem municipal completa um mês de uso exclusivo no Rio
Reprodução/ TV Globo
O autônomo Reginaldo Gomes Barbosa fez o pedido do cartão para chegar em casa desde novembro do ano passado. Mas isso nunca aconteceu. Ele baixou o aplicativo e ainda recebeu outro cartão, pela empresa onde trabalha. Aí, o problema passou a ser as recargas que não aparecem no sistema.
“Coloco recarga automaticamente e parece que carregou, mas, quando você chega no terminal aparece recarga insuficiente. É uma coisa complicada, a prefeitura tem que tomar uma providência”, afirmou Reginaldo.
Ele resgatou o cartão que não havia chegado, mas não conseguiu resgatar o saldo de outro cartão.
Validadores do Jaé
Reprodução/ TV Globo
O que diz o Jaé
O Jaé afirmou que casos de recargas não visualizadas devem ser comunicados pelos canais oficiais de atendimento, onde cada situação é verificada.
Sobre o Bilhete Único Carioca, o sistema de bilhetagem afirmou que a segunda passagem não é cobrada quando a viagem é feita no intervalo de 3 horas. Mas, como o validador não exibe valor zero na segunda utilização, alguns passageiros podem achar que houve uma nova cobrança. A recomendação é conferir no aplicativo.
No caso dos universitários e cotistas do Prouni, a instituição de ensino tem que encaminhar a documentação do Jaé.
O cartão Jaé, sistema de bilhetagem da Prefeitura do Rio
Reprodução/ TV Globo

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *