Emissão da nova carteira de identidade pode ser agendada nas unidades Superfácil
A emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) no Amapá tem gerado reclamações de moradores por causa da lentidão no processo. Segundo o governo federal, a média diária de emissão no estado é de apenas 11 carteiras por dia, o que tem deixado muitos cidadãos sem o documento atualizado por meses.
A CIN começou a ser emitida em todo o Brasil em 2023. No Amapá, o serviço foi iniciado em agosto de 2024, com o objetivo de substituir o antigo Registro Geral (RG). Apesar da modernização, a baixa capacidade de atendimento tem dificultado o acesso ao novo documento.
Baixe o app do g1 para ver notícias do AP em tempo real e de graça
O g1 procurou o governo do Amapá para comentar sobre a emissão da CIN, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.
Entre os afetados está Paullyna Figueiredo, de 22 anos. Ela e o pai solicitaram a nova identidade em janeiro, mas até agora não receberam. Em junho, quase cinco meses depois, ela foi informada de que precisaria refazer as digitais.
“Meu RG antigo já não vale mais e eu precisava atualizar. O prazo era de 45 dias, mas até agora nada. Fui várias vezes ao posto e nunca me deram uma resposta definitiva. Acabei ficando sem documento atualizado e sem conseguir resolver coisas simples”, contou.
Desde então, ela enfrenta dificuldades para realizar tarefas básicas.
“Consegui viajar, mas é bem ruim não ter a nova. Não posso criar conta em banco com a identidade antiga. Meu pai também entrou no processo e desde então não recebeu. Ele só tem a digital”, acrescentou.
Paullyna deu entrada no processo em janeiro deste ano, mas ainda não recebeu o novo documento
Paullyna Figueiredo/Arquivo Pessoal
Paullyna deu entrada no processo em janeiro deste ano, mas ainda não recebeu o novo documento
Paullyna Figueiredo/Arquivo Pessoal
Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, em julho foram emitidos 632 documentos no estado. A maioria dos beneficiados tem entre 15 e 19 anos.
Em todo o país, mais de 30 milhões de brasileiros já possuem a nova carteira. Desse total, 493 mil são pessoas com deficiência. No Amapá, foram emitidas apenas 341 carteiras.
Nova CIN
LEIA TAMBÉM:
Ventania derruba árvore sobre casa no centro de Laranjal do Jari; ninguém se feriu
Ossada humana é encontrada exposta em túmulo abandonado no cemitério São José, em Macapá
Desfile cívico das escolas de Macapá acontece nesta sexta (12); veja como fica o trânsito
Sobre a nova CIN
A Carteira de Identidade Nacional tem recursos de segurança como QR Code com assinatura digital e autenticação por biometria.
O documento usa o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) como identificador único e pode ser acessado em formato físico ou digital.
Segundo o governo federal, a CIN ajuda a evitar fraudes, padroniza os cadastros no país e será usada na concessão de benefícios sociais.
Nova Carteira de Identidade Nacional
Divulgação
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
p