Vans escolares poderão transitar em corredores de ônibus em Ribeirão Preto, SP
Divulgação/Prefeitura de Ribeirão Preto
A partir desta segunda-feira (25), vans escolares previamente cadastradas na RP Mobi, empresa que administra o trânsito de Ribeirão Preto (SP), poderão circular nos corredores exclusivos para ônibus, desde que estejam portando o Selo Verificador atualizado.
O tráfego nas faixas, que são destinados a veículos do transporte urbano, será permitido para vans escolares apenas durante o período letivo. Isto significa que elas não poderão circular nos corredores nos meses de julho, dezembro e janeiro, quando acontecem as férias escolares.
📱 Siga o g1 Ribeirão Preto e Franca no Instagram
O horário de circulação também foi pré-determinado e as vans só podem utilizar as faixas exclusivas para ônibus entre 6h e 8h e entre 11h e 19h.
LEIA TAMBÉM
Corredores de ônibus deixam de ter faixas exclusivas em Ribeirão Preto; saiba o que muda
Faixas de ônibus em avenidas de Ribeirão Preto se tornam preferenciais
De acordo com a RP Mobi, a medida tem como objetivo reduzir os atrasos e gerar maior fluidez no trânsito.
Além das vans escolares, as faixas exclusivas para ônibus também permitem a circulação de ambulâncias, táxis com passageiros, veículos para deficientes, e viaturas da RP Mobi, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e da Guarda Civil Metropolitana.
Veículos de passeio só podem acessar os corredores exclusivos de ônibus em trechos sinalizados para conversão. O motorista que utilizar a faixa comete infração gravíssima prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CBT) e pode ser multado em R$ 293,47, além de perder sete pontos na carteira.
Ainda de acordo com a RP Mobi, nas faixas preferenciais, outros veículos podem circular, mas sempre dando prioridade aos ônibus.
A empresa também destaca que o estacionamento em corredores de ônibus é proibido e considerado infração grave, com multa de R$ 195,23, cinco pontos na CNH e possibilidade de remoção do veículo ao pátio, conforme o CTB.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região