Marília completa 48 horas sem energia após vendaval; comércio acumula prejuízos
A Vara da Fazenda Pública de Marília determinou, nesta quarta-feira (24), que a concessionária CPFL Paulista restabeleça integralmente o fornecimento de energia elétrica no município em até oito horas, após o vendaval que atingiu a cidade na última segunda-feira (22).
A decisão do juiz Walmir Idalencio dos Santos Cruz prevê multa de R$ 100 mil por hora em caso de descumprimento e exige que a empresa apresente um plano operacional detalhando medidas concretas e cronograma de restauração do serviço.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
O temporal deixou diversos bairros da cidade sem luz, causando prejuízos a moradores e comerciantes. Entre os relatos enviados à equipe de reportagem da TV TEM, alimentos estragados, insulina sem refrigeração e perdas estimadas em mais de R$ 10 mil em estabelecimentos comerciais.
LEIA TAMBÉM
Falta de energia afeta moradores do centro-oeste paulista dois dias após vendaval
Prefeitura de Marília rompe contrato de concessão de água e esgoto com a Ric Ambiental
Chuva acompanhada com fortes ventos causou destelhamentos em Marília
Prefeitura de Marília/ Divulgação
Em nota, a CPFL afirmou que ainda não foi notificada oficialmente, mas reforçou o compromisso com a população.
“Apesar da severidade do temporal que atingiu o município, a empresa segue empenhada em manter a qualidade no fornecimento de energia, mantendo diálogo constante com o poder público e os órgãos competentes”, disse a concessionária.
📍 Botucatu
Botucatu decreta estado de calamidade pública após tempestade com ventos de até 100 km/h
Em Botucatu, que determinou estado de calamidade pública, a rede de energia foi danificada em vários pontos, principalmente na área rural, também em razão do vendaval de segunda-feira (22).
A Prefeitura foi até a sede da CPFL em Campinas nesta quarta (24) para solicitar medidas ágeis, pois 600 residências na área urbana e outras 900 rurais seguiam sem energia.
CPFL trabalha para reestabelecer energia em Botucatu (SP)
Adriano Baracho/TV Tem
Além disso, conforme apurações da TV TEM, a Prefeitura também entrou na Justiça com com um pedido de liminar contra a CPFL Paulista por descumprir o prazo determinado para o reestabelecimento da energia elétrica na cidade. O presidente da concessionária viajou até o município para verificar a situação nesta quinta-feira (25).
📍 Bauru
Vendaval derruba árvores e causa falta de energia em Bauru; veja o balanço dos estragos
Em Bauru (SP), o processo de reconstrução da estrutura do telhado do Terminal Rodoviário, danificado durante os ventos fortes que atingiram a cidade na segunda (22), foi iniciado nesta quinta-feira (25). Veja o momento acima.
Conforme a Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural de Bauru (Emdurb), a previsão para a execução e término do serviço é de aproximadamente 15 dias. Até que o trabalho seja finalizado, a área de embarque e desembarque de passageiros permanece isolada.
Já os guichês para venda de passagens estão funcionando normalmente. Até que o serviço seja concluído, o embarque e desembarque está sendo realizado ao lado do estacionamento.
Processo de reconstrução da estrutura do telhado do Terminal Rodoviário em Bauru (SP)
Joabe Guaranha/Prefeitura de Bauru
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
VÍDEOS: assista às reportagens da região