Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE-VG)
DAE-VG
A Prefeitura de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, decretou estado de calamidade pública, nesta terça-feira (21), devido à crise no abastecimento de água potável no município.
O decreto tem duração de 180 dias, mas pode ser prorrogado mediante a relatório técnico e aprovação do Comitê de Gestão de Calamidade Pública do Município.
Segundo o município, o decreto tem como objetivo agilizar a adoção de medidas emergenciais que garantam o fornecimento mínimo e regular de água à população, especialmente nos bairros mais afetados.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
O documento ainda destaca que a decisão foi tomada diante da redução drástica na captação de água e da necessidade urgente de manutenção e modernização das redes de abastecimento que, segundo a prefeitura, estão antigas e sobrecarregadas.
Conforme o Departamento de Água e Esgoto (DAE-VG), entre os principais desafios está a situação da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Bairro Cristo Rei, localizada na Avenida 31 de Março, considerada uma das unidades mais importantes do município.
Segundo o DAE, a estação passa por constantes manutenções nos filtros de tratamento, que apresentam sensibilidade à turbidez da água captada, o que interfere diretamente na produção e distribuição.
Além disso, a falta de interligação entre as ETAs do município dificulta o remanejamento de água tratada entre regiões.
Leia também:
Várzea Grande (MT) decreta situação de emergência por crise no abastecimento de água
Desvio de água, ‘supercola’ e pedra nos canos: atos de vandalismo impedem o abastecimento em Várzea Grande (MT)