IBGE: Carro é o principal meio de transporte até o trabalho; 21% vão de ônibus, 18%, a pé
Três em cada quatro trabalhadores de Divinópolis (74%) levam até meia hora para chegar ao trabalho, segundo dados do Censo 2022 divulgados na quinta-feira (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A proporção é maior que a média nacional, de 67%, o que indica deslocamentos mais curtos na cidade em relação ao restante do país.
De acordo com o levantamento, 9% dos moradores gastam até cinco minutos; 29% levam entre seis e quinze minutos; e 36% fazem o percurso em até meia hora. Outros 21% demoram de 30 minutos a 1 hora, enquanto 5% gastam de 1 a 2 horas para chegar ao trabalho.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Centro-Oeste de Minas no WhatsApp
Em outras cidades do Centro-Oeste de Minas, a rotina é ainda mais rápida. Em Serra da Saudade — município menos populosa do Brasil — quase metade dos trabalhadores (46%) chega ao trabalho em até cinco minutos.
🔎 O IBGE considera o tempo gasto entre o domicílio e o local do trabalho principal, desconsiderando paradas intermediárias, como levar filhos à escola ou fazer compras. Nos casos em que o trabalhador sai de outro local — como a faculdade — o tempo considerado é o do retorno para casa. As informações se referem à semana de 25 a 31 de julho de 2022 e abrangem apenas quem se desloca pelo menos três vezes por semana até o trabalho.
LEIA TAMBÉM:
Com 856 moradores, sem violência e sem trânsito: como é a vida na cidade menos populosa do Brasil
Bombas ‘lançadas’ por caça em cidade mineira nos anos 1980 geraram pânico e indenização milionária
Católicos são maioria em Divinópolis; evangélicos somam 15% da população
👉 Veja no mapa abaixo quanto tempo os trabalhadores levam para chegar ao emprego na sua cidade:
VÍDEOS: veja tudo sobre o Centro-Oeste de Minas