Diocese de Macapá realiza últimos preparativos para celebração do Círio de Nazaré
Os interessados em participar da romaria fluvial do Círio de Nazaré 2025 no Amapá devem realizar a inscrição até 10 de outubro na sede da Capitania dos Portos do Amapá (CPAP). Neste ano, a organização definiu novas regras de segurança para celebração em honra à rainha da Amazônia.
A romaria ocorre no dia 11 de outubro, a partir das 7h, e faz parte da programação oficial da festa. As embarcações saem do Porto Norte, em Santana, com percurso entre o Igarapé da Fortaleza e a ponte sobre o Rio Matapi.
O cadastro deve ser feito de segunda a sexta-feira, das 8h15 às 11h45 e das 14h30 às 16h. Segundo a Diocese de Macapá, a validação da inscrição depende da vistoria da embarcação.
Baixe o app do g1 para ver notícias do AP em tempo real e de graça
É necessário que a embarcação esteja com a documentação atualizada e com os equipamentos de segurança obrigatórios.
Se aprovado, será emitido um passe de autorização que deverá ser fixado em local visível da embarcação.
LEIA TAMBÉM:
Círio de Nazaré 2025: veja programação completa em Macapá
Veja regras da programação
Para 2025, a Capitania estabeleceu um isolamento que será feito ao redor da embarcação que transportará a imagem da Santa. Nenhuma embarcação poderá se aproximar do perímetro.
Além disso, no horário da programação, embarcações não inscritas pela Capitania não poderão transitar na área da Romaria Fluvial, exceto para a travessia entre a Ilha de Santana e a sede do município.
Entre as proibições está o transporte de crianças menores de 12 anos desacompanhadas, além da obrigatoriedade do uso de colete salva-vidas em embarcações como lanchas, botes e motos aquáticas.
Endereço da Capitania dos Portos do Amapá (CPAP):
Rua Cláudio Lúcio Monteiro, 2000 – Daniel, Santana
Romaria fluvial do Círio de Nazaré é faz parte da programação oficial
Ronaldo Brito/Rede Amazônica
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá: