‘Verdadeiro pesadelo’, diz mulher que teve complicações após procedimento estético realizado por dentista em Ribeirão Preto, SP


Silvia Maria Cândido sofreu complicações após fazer procedimento estético com dentista em Ribeirão Preto, SP
Cacá Trovó/EPTV
A secretária que ficou sete dias em coma depois de complicações em um procedimento estético realizado por uma dentista em Ribeirão Preto (SP), descreve os últimos dias como um verdadeiro pesadelo.
O caso aconteceu no dia 11 de setembro e Silvia Maria Cândido, de 63 anos, precisou passar por uma cirurgia de emergência menos de 24 horas depois, na madrugada do dia 12, por causa de um sangramento intenso no pescoço.
“Eu não consigo falar muito tempo seguido. Preciso de acompanhamento e ainda sinto medo. Está difícil, estou assustada até hoje. Estou na casa da minha filha, não consigo dormir direito. Fecho os olhos e começo a viver tudo aquilo. Foi um verdadeiro pesadelo pra mim”.
Faça parte do canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
No hospital, além do coma induzido, ela passou mais dez dias internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Silvia continua em recuperação na casa da filha. Ela ainda sente dores, faz uso de medicação e diz que não consegue ficar sozinha.
Silvia Maria Cândido sofreu complicações após fazer procedimento estético com dentista em Ribeirão Preto, SP
Cacá Trovó/EPTV
À EPTV, afiliada da TV Globo, ela contou que ouviu dos médicos que o atendimento rápido foi fundamental para que sobrevivesse.
“Se demorasse um pouquinho mais para chegar no hospital, não dava tempo de me socorrer, porque na situação que eu cheguei, eles já tiveram dificuldade para me entubar porque já estava bastante inchado o meu pescoço”.
Silvia passou por um procedimento chamado protocolo Livcontour, que consiste em duas intervenções: um lifting facial, para rejuvenescer rosto e pescoço, e uma cervicoplastia, para retirar excesso de pele e gordura nas mesmas áreas do corpo.
LEIA TAMBÉM
Mulher vai à polícia após complicações por procedimento estético feito por dentista
A responsável pelo procedimento é uma dentista que a paciente já conhecia. Silvia registrou um boletim de ocorrência contra a profissional, que deve ser chamada para prestar depoimento à polícia em breve.
Em nota enviada à EPTV, a defesa da dentista informou que o procedimento foi realizado dentro da literatura médica e disse que ela manteve contato com a paciente e com a família dela a todo instante. Silvia diz que teve dificuldade em conversar com a profissional nas horas seguintes.
Do procedimento estético ao hospital
À EPTV, Silvia disse que já conhecia a profissional de outros atendimentos menos invasivos e já tinha feito aplicações de botox com ela.
Em setembro, aceitou realizar um pacote estético chamado protocolo Livcontour (lipoaspiração de papada e lifting facial).
Após a cirurgia, no entanto, Silvia disse que não ficou satisfeita com o resultado e a dentista sugeriu um ‘retoque’ no pescoço, segundo ela, algo simples de se fazer. Silvia aceitou e, no mesmo dia, já apresentou os primeiros sinais de complicação.
“Ela me disse que seriam só quatro pontinhos, um corte superficial, bem simples. Mas quando saí da clínica e fui até a casa da minha irmã, ela percebeu que eu estava sangrando”
Quando a irmã alertou sobre o sangramento, Silvia procurou a dentista, que garantiu que o procedimento era superficial. Ela acreditou que não se tratava de nada grave e foi para casa.
“Como a profissional me tranquilizou, eu não tinha noção da gravidade”.
Na madrugada de 12 de setembro, ela acordou com sangramento forte e dificuldade para respirar e tentou ligar diversas vezes para a dentista, mas não conseguiu contato.
Sem resposta, foi até um hospital particular, onde exames apontaram a necessidade imediata de cirurgia. Silva precisou ficar em coma induzido por sete dias.
“Na tomografia, o médico já pediu para preparar o centro cirúrgico. Depois eu só fui lembrar quando saí do coma”.
Silvia Maria Cândido sofreu complicações após fazer procedimento estético com dentista em Ribeirão Preto, SP
Cacá Trovó/EPTV
De acordo com o cirurgião plástico Bruno de Oliveira Barbosa, que participou da operação, foram encontrados hematomas, vasos rompidos e acúmulo de sangue. O quadro exigiu intubação e internação na UTI.
“Tudo aquilo foi resultante do procedimento, todas as complicações: o hematoma, o sangramento, sofrimento de pele da região cervical, por conta do procedimento. Na cirurgia, a gente percebeu que tinha vários vasos sangrando, hematomas, coágulos. Devido ao inchaço, a gravidade, o paciente precisou ficar na UTI por uma semana”.
Segundo a Polícia Civil, a dentista será chamada nos próximos dias para prestar esclarecimentos.
O advogado Marcos Túlio Paranhos da Costa, que representa a profissional, afirmou em nota que ela é cirurgiã-dentista há mais de 18 anos e biomédica, com cursos de especialização em odontologia estética, ortodontia e harmonização facial.
Segundo ele, a paciente já havia realizado múltiplos procedimentos estéticos com a profissional ao longo dos últimos cinco anos.
Ele afirma ainda que todo o atendimento seguiu a literatura médica e odontológica, com acompanhamento no pré e pós-operatório e contato com familiares durante a internação.
Assista a reportagem do EPTV2 na íntegra:
Mulher denuncia dentista após problemas com procedimento em Ribeirão Preto
*Sob a supervisão de Flávia Santucci
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão e Franca
Vídeos: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *