VÍDEO: Onça-parda em árvore no quintal obriga família a se trancar dentro da própria casa em MG


Onça-parda aparece em árvore de quintal de casa em distrito de MG
Uma família está presa dentro da própria casa no Centro do distrito de Chaveslândia, em Santa Vitória, no Triângulo Mineiro, após uma onça-parda subir em uma árvore no quintal. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o acionamento ocorreu por volta das 13h, porém, a onça foi vista pelos moradores por volta das 10h desta segunda-feira (27).
“A família se recusou a deixar o local e, por isso, precisaram ficar trancados dentro da residência até que a operação seja finalizada. No momento aguardamos as equipes do Hospital Veterinário da Universidade Federal de Uberlândia (HV-UFU) para que possam administrar um sedativo e realizemos a captura”, explicou o sargento do Corpo de Bombeiros, Jailson Pereira.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Triângulo no WhatsApp
Ainda segundo os bombeiros, a onça tem mais de 1 metro de comprimento, é considerada grande e a suspeita é de que ela tenha ido até o distrito para se alimentar, uma vez que o local fica próximo ao Rio Paranaíba, onde a incidência do animal é endêmica.
O g1 tentou contato com a equipe do HV-UFU para saber sobre o procedimento realizado para capturar a onça, porém, até a última atualização desta reportagem não obteve resposta.
“Muitas pessoas estavam se aproximando da árvore para tirar fotos, já que nunca haviam visto uma onça e por isso todo o quarteirão foi isolado”, ressaltou Jailson.
A captura será realizada pelo Corpo de Bombeiros, Polícia Militar do Meio Ambiente (PMMA) e veterinários do HV-UFU.
– Esta reportagem está em atualização.
Veterinários da UFU se preparam para capturar onça em árvore.
Corpo de Bombeiros/Divulgação
Onça-parda
Segundo o Zoológico de Brasília, a onça-parda, também conhecida como leão-baio, suçuarana ou puma, é um felino de médio porte que se destaca pelo corpo esguio, cabeça pequena e pelagem variável ao longo da vida.
Carnívora, a onça-parda possui uma gestação de cerca de 90 dias e costuma gerar em média três filhotes por ninhada. Em cativeiro, sua expectativa de vida pode chegar a 20 anos.
O animal é classificado como “vulnerável” pelo Ministério do Meio Ambiente devido à destruição e fragmentação de seu habitat. Isso é especialmente preocupante na Mata Atlântica, onde populações estão se tornando isoladas por áreas de pasto e plantações, o que compromete sua sobrevivência a longo prazo.
LEIA TAMBÉM:
VÍDEO: Onça-parda tenta escalar portão de supermercado
VÍDEO: Jacaré é capturado após ficar preso em tanque d’água
Onça-parda é resgatada após saltar muro e se esconder em condomínio
Até o momento não se sabe ao certo há quanto tempo a onça está na árvore
Corpo de Bombeiros/Divulgação
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *