Teresinenses registram fumaça em vários pontos da cidade e Defesa Civil investiga causa
Moradores de Teresina registraram uma grande quantidade de fumaça no céu da cidade entre terça (9) e quarta-feira (10). A Defesa Civil do Piauí informou que a origem da fumaça ainda está sendo investigada.
As imagens foram feitas na tarde e noite de terça-feira (9) nos bairros Monte Castelo e Tabuleta, na Zona Sul. E nesta quarta (10) no Buenos Aires, na Zona Norte de Teresina.
“É difícil identificar o foco da fumaça. Às vezes, nem está em Teresina, mas o vento espalha devido às queimadas comuns nesta época do ano. A Defesa Civil atende todas as denúncias, então, se alguém souber de algum foco de incêndio, deve ligar para o 199”, explicou o coronel José Nunes, secretário de Defesa Civil de Teresina.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Segundo a Defesa Civil, os casos de queimadas em Teresina dobraram de julho para agosto, passando de 4 para 8 registros. Para evitar novos focos, o órgão orienta:
não queimar lixo, restos de poda ou limpeza de terrenos;
não jogar bitucas de cigarro ou fósforos em áreas com vegetação;
evitar acender fogueiras em regiões de mata.
Werton Costa, da Defesa Civil estadual, afirmou que as causas da fumaça podem ser variadas.
“Ontem usamos a plataforma de monitoramento para localizar focos de calor, mas não encontramos nenhum na região da Grande Teresina. Acreditamos que pode ser algo pequeno e espalhado, como queima de lixo ou atividade de carvoaria”, disse.
Queimar vegetação é crime ambiental e pode gerar multas entre R$ 1.500 e R$ 4.500, valor que dobra em caso de reincidência. Em agosto, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh) proibiu queimadas em todo o estado durante 60 dias.
Teresinenses registram fumaça em vários pontos da cidade e Defesa Civil investiga causa
Reprodução
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube