Vereadores aprovam a criação da Zona Sudoeste no Rio
O prefeito Eduardo Paes (PSD) sancionou a lei que cria a Zona Sudoeste do Rio de Janeiro. O projeto havia sido aprovado pela Câmara de Vereadores no último dia 14, em 2ª discussão.
A medida dá o novo nome para a área que inclui bairros que vão da Barra da Tijuca a Grumari, passando por Recreio dos Bandeirantes, Jacarepaguá, Praça Seca e Vila Valqueire. (Veja a lista completa no final da reportagem).
O texto foi publicado no Diário Oficial desta terça-feira (9). Uma lei complementar foi editada na sequência, com o mapa da nova região.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias do RJ em tempo real e de graça
Mapa da Zona Sudoeste do Rio de Janeiro
Reprodução
A discussão na Câmara
O projeto, de autoria do vereador Doutor Gilberto (SDD), não altera a organização já definida oficialmente pela Prefeitura do Rio. Todos os bairros da Zona Sudoeste fazem parte da Área de Planejamento 4, que é diferente da Área de Planejamento 5 (AP-5), onde estão bairros como Deodoro, Campo Grande e Santa Cruz.
Segundo Doutor Gilberto, a medida não vai significar aumento de despesa, já que não altera a organização administrativa da Prefeitura, nem de IPTU, por exemplo. Na prática, a medida cria um novo “nome fantasia” para a região. Doutor Gilberto lembrou que uma lei de 2021 já deu o nome de Zona Oeste aos bairros da AP-5.
“Em 2021 um projeto criou a Zona Oeste, ficando de fora todos esses bairros citados para compor a Zona Sudoeste. O objetivo principal desse projeto é qualificar a expansão urbana e principalmente a distribuição espacial desses bairros”, discursou.
Vista aérea da Praia da Barra da Tijuca, na Zona Sudoeste
Marcelo Piu/Riotur
Um dos que votaram contra o projeto foi o vereador Pedro Duarte (Novo).
“Tenho receio de passar uma imagem para a população, e eu pude acompanhar isso, para alguns está parecendo como se a Barra estivesse desconfortável de estar misturada com o resto da Zona Oeste. Eu vi que muitas pessoas nas postagens nas redes sociais estavam achando que era isso. Isso seria fragmentar ainda mais a cidade, e acredito que o esforço deve ser de integrar o Rio de Janeiro”.
Farão parte da Zona Sudoeste os seguintes bairros, segundo a lista oficial da Prefeitura:
Barra da Tijuca
Itanhangá
Joá
Recreio
Camorim
Vargem Pequena
Vargem Grande
Grumari
Camorim
Jacarepaguá
Gardênia
Anil
Curicica
Cidade de Deus
Freguesia
Pechincha
Taquara
tanque
Praça Seca
Vila Valqueire
Barrra Olímpica
Vereadores do Rio aprovam projeto que cria Zona Sudoeste, com Barra da Tijuca, Freguesia, Joá e outros
Arte g1 / Otávio Camargo